Olá! Sejam bem-vindos ao nosso blog...

Este blog foi criado no âmbito da cadeira de Comunicação Digital pelas alunas Sara e Silvia do 2º ano do curso de Comunicação Social e Cultural da Universidade Católica Portuguesa.

Este é um espaço de divulgação de eventos culturais que se realizam em terreno nacional!

Fiquem por aí, colados ao ecrãn...

quarta-feira, 3 de outubro de 2007

"Tudo o que é mau faz bem"

Hoje vamos comentar o texto "Tudo o que é mau faz bem" de Steve Jonhson.

“Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades!" Esta foi a frase por nós elegida, como forma de revelar o modo como a sociedade encara as novas tecnologias. O autor alude para o facto de que a forma como as novas tecnologias são utilizadas terá repercussões diferentes das esperadas. Existe, no entanto, uma tendência cultural para desvalorizar os novos meios, que compõem a cultura de massas, e valorizar as práticas de leitura. Isto, porque muitas pessoas têm o preconceito de que os novos meios de entretenimento são simplistas e fáceis de utilizar. O que é certo é que, apesar da tradição "ler faz bem" a maioria das pessoas lê cada vez menos, como comprova o estudo feito pelo Fundo Nacional para as Artes. Esta tendência, chamada "Curva de Sleeper", mostra que, na realidade, o modo como se entende a função das novas formas de entretenimento pode variar com o passar do tempo.
Segundo o autor, a cultura de massas está a tornar-se "intelectualmente mais exigente", mais estimulante, mais sofisticada e mais comum. É, portanto, necessário que haja uma reforma na interpretação que se faz das novas tecnologias, de forma a não existir o erro de criticá-las com base, única e exclusivamente, no senso comum, porque, assim, cair-se-á no erro de identificar a cultura de massas com os padrões socioculturais mais baixos. Embora, as exigências das massas vão variando consoante os factores cognitivos, económicos e tecnológicos, por isso: "É preciso é ter um barómetro novo para perceber a diferença”, ou seja, deve haver um mediador que nos permita ver o que é ou não importante no contacto com os novos meios culturais. A televisão é, constantemente, alvo de várias críticas, uma vez que está a perder completamente o nível cultural fazendo com que se desenvolvam nos indivíduos outros tipos de raciocínio ou, até mesmo, nenhum, estimulando apenas a violência, a dependência, a atrofia ou a estupidificação. Por outro lado, há algumas teorias que defendem que a cultura popular tem-se vindo a complexificar, obrigando a mente a exercitar-se.
Tendo em conta a afirmação de Marshall McLuhan : "O meio é a mensagem" podemos afirmar que os media influenciam a conduta moral dos indivíduos, pois "tão importante - senão mais importante - é o tipo de raciocínio que estes proporcionam aos indivíduos". Constataram que os padrões morais têm vindo a declinar nos últimos anos e que isso pode prejudicar os indivíduos. Muitos acreditam que o que se passa é que os media estão cada vez mais realistas mas o autor do texto prefere abordar a questão pelo apoio cognitivo que a experiência vai exercer na vida de cada um porque o mais importante é que se perceba a importância da experiência cultural. Não interessa o valor moral, mas a consciência das mudanças mediáticas e pessoais que ocorrem. Como dissemos há pouco, há uma tendência para julgar os novos meios de comunicação, isso acontece, porque o que surge de novo é sempre comparado com o que já existe.
Actualmente, vivemos numa sociedade, a qual se rege por ideias pré concebidas na medida em que a prática de leitura desenvolve os sentidos e, por outro lado, os jogos de vídeo transportam a criança para o mundo imaginário, criativo e interactivo, através do qual navega e controla com um comando. No entanto, o autor discorda desta linha de raciocínio afirmando que “durante a leitura, só uma pequena parte do cérebro (…) é activada”, contrariamente ao que acontece com os jogos de vídeo, os quais desenvolvem as capacidades cognitivas e sensoriais de uma criança. No que concerne à perspectiva futura dos jogos de vídeo, o autor é bastante optimista, já que, segundo ele, a prática de jogos de vídeo não pode ser considerada – de todo – como uma completa perda de tempo. Steven Jonhson acredita, ainda, que os jogos de hoje em dia promovem a inteligência visual e destreza manual.

Sem comentários: