Olá! Sejam bem-vindos ao nosso blog...

Este blog foi criado no âmbito da cadeira de Comunicação Digital pelas alunas Sara e Silvia do 2º ano do curso de Comunicação Social e Cultural da Universidade Católica Portuguesa.

Este é um espaço de divulgação de eventos culturais que se realizam em terreno nacional!

Fiquem por aí, colados ao ecrãn...

segunda-feira, 1 de outubro de 2007

A interactividade e as novas tecnologias

1- O que significa para si interactividade?

A interactividade significa a possibilidade de comunicar, através da interacção entre a fonte de informação e o utilizador, independentemente do meio que se utiliza. É a capacidade de resposta imediata em que a informação transmitida resulta de um diálogo entre o emissor e o receptor. Pode também estabelecer-se interactividade com um jogo de computador, programa de televisão, rádio, entre outros.


2- Que esforço, quando comparado com outros tipos de comunicação, pensa que a comunicação digital requer?

A comunicação digital requer que haja uma aproximação às capacidades sensoriais e cognitivas do ser humano, ou seja, o ser humano precisa de compreender a informação que recebe e, para isso, precisa de estímulos que os meios digitais lhe forneceram. Por outro lado, a comunicação digital apela muito aos sons, as cores, ao movimento que despertam a atenção do utilizador e, por isso, requer mais atenção e um maior sentido de proximidade por parte do alvo a atingir.


3- Para que se considerem que as respostas são interactivas é necessário que sejam em tempo real?

Por um lado, acreditamos que sim deve ser em tempo real, na medida em que o mais importante deste tipo de comunicação seja a rapidez de resposta, “acção e reacção têm que acontecer em tempo-real”. Se houver um tempo de espera muito superior ao aceitável, haverão rupturas e incompreensões na comunicação.

No entanto, para que uma determinada resposta seja interactiva não é obrigatoriamente necessário que esta seja dada em tempo-real. Tomando como exemplo um jornal ou um blog, nestes são dadas respostas, ideias e opiniões em tempos diferentes.


4- Alguém referiu recentemente que a interactividade é uma qualidade dos indivíduos que usam o meio, em vez de ser uma qualidade do próprio meio. Como responderia?

Como se sabe, o ser humano comunica constantemente de forma interactiva, pois responde através da postura do corpo, do timbre da voz ou do olhar. No entanto, essa é uma capacidade que a comunicação digital já adquiriu. No entanto, essa característica pertence ao ser humano e só é uma qualidade do meio utilizado, porque o ser humano o está a utilizar.


5- Alguns tipos de comunicação permitem mais controlo que outros. O que pensa que ocorre com a comunicação digital?

Na comunicação digital existe - indubitavelmente - um menor controlo da informação, porém devem ser tomadas as medidas adequadas, o que leva, assim, a um certo controlo limitado. No entanto, quando há um controlo excessivo pode levar a que a interactividade seja penalizada, uma vez que a troca de informação é mais lenta e demorada. Isto leva a que informação errada possa ser transmitida e difundida muito rapidamente, originando uma "desinformação" ou que as pessoas formem uma opinião errada sobre um dado tema.


6- Quais são as vantagens e desvantagens da comunicação digital?

As vantagens que a comunicação digital apresenta são a resposta imediata, em tempo real, cada vez mais completa e objectiva. Há a possibilidade de realizar várias tarefas em simultâneo e o seu acesso é mais facilitado e abrangente. As desvantagens advêm do facto de que a transmissão da informação pode ser falaciosa. A comunicação digital pode levar a que os utilizadores se fechem cada vez mais no seu próprio mundo, acabando por se poder exprimir e dar opiniões sobre as informações que recebe, sem ter que tirar os olhos do ecrã. O afastamento progressivo entre os seres humanos leva a um aumento das fobias sociais prejudiciais para o bom funcionamento da sociedade.
Face aos avanços tecnológicos, o homem tende sempre a hesitar, para que, após uma análise profunda sobre as vantagens e desvantagens da comunicação digital, se possa entregar inteiramente sem receio. A comunicação digital, na medida em que é um produto do homem e da ciência, pode ser utilizado de diferentes formas, com diferentes finalidades. É o uso que o homem lhe dá que a pode tornar uma ameaça.


7- Alguns profissionais de comunicação consideram a comunicação interactiva ameaçadora. O que pensa disso?

Face aos avanços tecnológicos, o homem tende sempre a hesitar, para que, após uma análise profunda sobre as vantagens e desvantagens da comunicação digital, se possa entregar inteiramente sem receio. A comunicação digital, na medida em que é um produto do homem e da ciência, pode ser utilizado de diferentes formas, com diferentes finalidades. É o uso que o homem lhe dá que a pode tornar uma ameaça.
Tendo em conta a evolução do papel do jornalista na nossa sociedade, podemos referir o facto destes sentirem que o seu posto de trabalho pode ser posto em causa com muito mais facilidade, devido à emergência dos novos meios de comunicação. Assim, os profissionais de comunicação devem adaptar-se aos novos meios de comunicação digital.

Link bibliográfico: http://www.cented.univ-ab.pt/pessoal/bidarra/sistemasmm/Sistemas%20Multimédia-164.htm

Sem comentários: